SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número12Trends in frequency of consumption of beans assessed by means of a telephone survey in Brazilian state capitals between 2006 and 2009Normative measures of the Health in the School Program: content analysis associated with ATLAS TI software índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Page  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Ciência & Saúde Coletiva

versión impresa ISSN 1413-8123

Resumen

GAMA, Glicia Gleide Gonçalves; MUSSI, Fernanda Carneiro; PIRES, Cláudia Geovana da Silva  y  GUIMARAES, Armênio Costa. Crenças e comportamentos de pessoas com doença arterial coronária. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.12, pp. 3371-3383. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012001200022.

O estudo descreveu crenças e comportamentos sobre causas e medidas de controle da doença arterial coronária (DAC). Cem adultos foram entrevistados em ambulatório público, em Salvador (BA). Os resultados foram analisados em percentuais, médias e por técnica de análise de dados qualitativos. Predominaram homens, idade < 60 anos, cor negra, baixas escolaridade e renda, casados e sem ocupação. A média de crenças para a causa da DAC foi de 1,53 por participante incluindo fatores comportamentais, biológicos, relacionais e religiosos e representaram sobretudo acúmulo de excessos quanto às tensões cotidianas e alimentação. A maioria dos participantes não considerou a enfermidade de caráter crônico acreditando que o tratamento não duraria a vida toda e na cura da doença. A média de crenças para medidas de controle foi de 1,45 prevalecendo seguimento do regime alimentar e uso das medicações. Predominou sedentarismo, redução do tabagismo e consumo de bebida alcoólica, preparo de alimentos com menos sal e gordura saturada, maior consumo de carnes brancas, alimentos cozidos e industrializados. Apenas 66% cumpriam a receita médica. O entendimento insatisfatório sobre causas e medidas de controle da DAC torna essencial a implementação de cuidados contemplando as distintas condições de vida e saúde e projetos para o cuidar de si.

Palabras llave : Doença da artéria coronariana; Fatores de risco; Comportamento; Crenças.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués