SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número12Normative measures of the Health in the School Program: content analysis associated with ATLAS TI softwarePolicy, management and participation in health: a reflection based on Habermas' theory of communicative action índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Page  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Ciência & Saúde Coletiva

versión impresa ISSN 1413-8123

Resumen

SILVA, Janiara David; SILVA, Amanda Bertolini de Jesus; OLIVEIRA, Aihancreson Vaz Kirchoff de  y  NEMER, Aline Silva de Aguiar. Influência do estado nutricional no risco para transtornos alimentares em estudantes de nutrição. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.12, pp. 3399-3406. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012001200024.

Avaliar a relação entre a alteração do comportamento alimentar, associado à insatisfação com a imagem corporal, e o estado nutricional de universitárias de Nutrição. Realizou-se um estudo transversal com 175 universitárias do Curso de Nutrição (ENUT/UFOP). Foram aplicados os questionários Eating Attitudes Test-26 (EAT-26) e o Body Shape Questionare (BSQ) e realizadas medidas antropométricas. 21,7% das estudantes apresentaram alto risco para transtornos alimentares e 13,7% apresentaram insatisfação com a imagem corporal. A maioria das estudantes com BSQ e EAT-26 positivos estava eutrófica. As estudantes com excesso de peso, aumento do percentual de gordura corporal (% GC) e do perímetro da cintura (PC) apresentaram risco 5 a 9 vezes maiores de alteração do comportamento alimentar. Houve associação positiva entre os parâmetros antropométricos com a pontuação dos questionários EAT-26 e BSQ. Futuras nutricionistas com excesso de peso apresentaram maior risco de estarem insatisfeitas com a sua imagem corporal e de desenvolverem transtornos alimentares. A utilização de outros parâmetros antropométricos, além do IMC, pode ser útil na triagem de indivíduos suscetíveis ao surgimento de preocupações excessivas com o peso corporal e a alimentação.

Palabras llave : Imagem corporal; Transtornos alimentares; Avaliação nutricional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués