SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue12Influence of the nutritional status in the risk of eating disorders among female university students of nutrition: eating patterns and nutritional statusThe impact of dental trauma on quality of life of children and adolescents: a critical review and measurement instruments author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

MULLER NETO, Júlio Strubing  and  ARTMANN, Elizabeth. Política, gestão e participação em Saúde: reflexão ancorada na teoria da ação comunicativa de Habermas. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.12, pp. 3407-3416. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012001200025.

O artigo discute a apropriação da teoria desenvolvida por Habermas para analisar políticas e gestão da saúde. São analisados conceitos fundamentais da teoria discursiva da democracia como política deliberativa, procedimentalismo democrático, esfera pública e sociedade civil. Procura-se demonstrar que os conceitos da política deliberativa estão ancorados nas categorias teóricas básicas da concepção habermasiana da linguagem, a teoria da ação comunicativa (TAC): mundo da vida e sistema; ação comunicativa e discurso; situação ideal de fala. Discute-se a possibilidade de traduzir as categorias apresentadas em categorias analíticas para as políticas e gestão de saúde, como por exemplo, nas experiências de participação social em fóruns deliberativos e seus resultados para a formulação e a implementação de políticas e gestão. Conclui-se que as categorias teóricas mostram grande potencial explicativo e constituem categorias analíticas importantes desde que mediadas e contextualizadas.

Keywords : Democracia; Ação comunicativa; Políticas; Planejamento e administração em saúde; Participação cidadã; Conferência de saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese