SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue12Policy, management and participation in health: a reflection based on Habermas' theory of communicative actionNutritional status of children attended in day-care-centers and food (in)security of their families author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

ANTUNES, Lívia Azeredo Alves; LEAO, Anna Thereza  and  MAIA, Lucianne Cople. Impacto do traumatismo dentário na qualidade de vida de crianças e adolescentes: revisão crítica e instrumentos de medida. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.12, pp. 3417-3424. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012001200026.

O traumatismo dentário constitui-se em um problema de saúde pública com elevada prevalência, tanto em crianças como em adolescentes brasileiros. Aliado a isso, essa injúria pode ocasionar perdas dentais irreparáveis, o que torna importante avaliar o impacto dessa condição por meio de instrumentos de qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB). Baseado nisso, a presente revisão de literatura, teve o propósito de expor índices existentes que possam avaliar a Qualidade de Vida (QV) em crianças e adolescentes brasileiros com traumatismo dentário, bem como apresentar o estado da arte dos trabalhos dessa condição na QVRSB dos mesmos e, em seguida, discutir a problematização sobre a produção encontrada a respeito do tema. Para tanto, priorizaram-se os artigos publicados de 1980 a junho/2011, pesquisados em bases de dados (Pubmed, BVS, Google Scholar) ou manualmente nas referências das publicações selecionadas. A partir deste trabalho, pôde ser constatado que não há instrumento específico para traumatismo dentário, sendo necessário utilizar índices voltados para avaliação da QVRSB em crianças e adolescentes presentes na literatura. Através deles, questões ainda não elucidadas sobre o impacto de traumatismos dentários na QVRSB poderão ser respondidas.

Keywords : Criança; Adolescente; Qualidade de vida; Questionários; Traumatismos dentários.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese