SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número12The impact of dental trauma on quality of life of children and adolescents: a critical review and measurement instrumentsResource allocation systems for health service providers - the international experience índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Page  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Ciência & Saúde Coletiva

versión impresa ISSN 1413-8123

Resumen

SOUZA, Maercio Mota de; PEDRAZA, Dixis Figueroa  y  MENEZES, Tarciana Nobre de. Estado nutricional de crianças assistidas em creches e situação de (in)segurança alimentar de suas famílias. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.12, pp. 3425-3436. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012001200027.

Examinar fatores associados a excesso de peso, déficit de estatura e déficit de peso em crianças assistidas em creches estaduais de João Pessoa e descrever a situação de (in)segurança alimentar das suas famílias. Trata-se de um estudo transversal com amostra de 250 crianças. Foram estudadas variáveis socioeconômicas, maternas e das crianças. O estado nutricional das crianças foi avaliado considerando os índices estatura-para-idade e peso-para-estatura. A segurança alimentar familiar foi avaliada com a utilização da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar. As proporções de déficit de estatura, déficit de peso e excesso de peso foram 7,6%, 1,6% e 6,4%, respectivamente. Os fatores associados à baixa estatura foram baixa estatura materna e esquema vacinal incompleto. Com relação ao baixo peso, o fator associado foi idade materna inferior a 20 anos. O excesso de peso infantil apresentou associação com o excesso de peso materno e baixa estatura materna. Em 59,6% das famílias, observou-se situação de insegurança alimentar e nutricional, sendo mais frequente a forma leve (32,4%). Excesso de peso e déficit de estatura foram os distúrbios nutricionais mais frequentes neste estudo, constituindo prioridades que devem ser consideradas nas políticas públicas atuais.

Palabras llave : Desnutrição infantil; Antropometria; Pré-escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués