SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue2Recent migration, petrochemical industry jobs and alcohol consumptionValidation of four AIDS-case definitions in HIV-infected intravenous drug users in Barcelona, Spain author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

OLINTO, Maria Teresa Anselmo. Reflexões sobre o uso do conceito de gênero e/ou sexo na epidemiologia: um exemplo nos modelos hierarquizados de análise. Rev. bras. epidemiol. [online]. 1998, vol.1, n.2, pp. 161-169. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X1998000200006.

O trabalho tem como objetivo oferecer subsídios para a discussão sobre a operacionalização da categoria gênero em estudos epidemiológicos. Mostra que ao se trabalhar com estudos multivariados, as variáveis sexo e/ou gênero representam objetos diferentes e como tal devem ser tratados. Inicialmente é feita uma descrição da análise de modelos hierarquizados de análise, utilizando-se os determinantes da desnutrição infantil. Após, através de um exemplo simplificado da determinação da obesidade em adultos, cria-se uma situação para diferenciar o uso e a aplicação das variáveis sexo e gênero. São também utilizados alguns conceitos epidemiológicos tais como causas suficientes, componentes e necessárias, fatores de confusão, efeito de modificação e classificação de variáveis, na tentativa de ajudar a complexa tarefa dos epidemiologistas em operacionalizar este atributo social em uma variável que embora sendo uma categoria ampla apresenta sua origem na diferença genética.

Keywords : Gênero; Sexo; Epidemiologia; Análise multivariada.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese