SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue1-3The concept of health: blind-spot for epidemiology?Nutritional gains of underprivileged children attending a day care center in S.Paulo City, Brazil: a nine month follow-up study author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

LAURENTI, Ruy  and  BUCHALLA, Cássia Maria. A elaboração de estatísticas de mortalidade segundo causas múltiplas. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2000, vol.3, n.1-3, pp. 21-28. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2000000100003.

Uma das possibilidades permitidas pelo avanço tecnológico é o estudo da mortalidade por causas múltiplas em contraposição à estatística feita por uma única causa, a chamada causa básica de morte. O conhecimento das várias doenças que contribuem para uma morte permite que seja avaliada a importância das causas que normalmente não estariam privilegiadas nas estatísticas porque são doenças não caracterizadas como causa básica. Um exemplo é a mortalidade por infarto do miocárdio em pessoas com diabetes mellitus. Este último, neste caso e em outros semelhantes, poderá não ser considerado nas estatísticas, enquanto o infarto o será. Desta forma, no exemplo citado, analisando apenas a causa básica, perde-se a informação sobre a magnitude do diabetes e sua relação com as complicações que levam à morte. A idéia da elaboração de estatísticas de mortalidade segundo causas múltiplas não é nova. No entanto não é realizada de forma sistemática, ainda que vários estudos mostrem suas vantagens. Entre essas vantagens estão a possibilidade de descobrir novas associações de doenças; conhecer informações sobre a natureza das lesões em casos de morte por causas externas (acidentes e violências), entre outras. A existência de computadores e de programas específicos para a elaboração das estatísticas de mortalidade, atualmente em uso, deve permitir que essa idéia seja colocada em prática e que, a partir das estatísticas de mortalidade por causas múltiplas, possibilite melhores e mais específicas ações de saúde.

Keywords : Estatísticas de mortalidade; Causas múltiplas de morte.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese