SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue3Deaths due to malnutrition in the elderly, São Paulo e Rio de Janeiro: time series analyse. 1980-1996Air pollution and emergency room visits for upper airway respiratory infection disease in São Paulo city: evaluation of vehicle restriction author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

CONCEICAO, Gleice Margarete de Souza; SALDIVA, Paulo Hilário Nascimento  and  SINGER, Julio da Motta. Modelos MLG e MAG para análise da associação entre poluição atmosférica e marcadores de morbi-mortalidade: uma introdução baseada em dados da cidade de São Paulo. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2001, vol.4, n.3, pp. 206-219. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2001000300007.

Este estudo, descreve e compara duas classes de modelos - os Modelos Lineares Generalizados (MLG) e os Modelos Aditivos Generalizados (MAG) - que podem ser utilizadas para avaliar a associação entre poluição atmosférica e marcadores de morbi-mortalidade. Enfoca os MAG como uma alternativa para a modelagem de relações não lineares não especificadas, e mostra que essa classe de modelos constitui uma boa opção para representar tanto a sazonalidade quanto a relação entre o desfecho e as variáveis meteorológicas. Como exemplo de aplicação é avaliada a associação entre mortalidade em idosos e poluição atmosférica na cidade de São Paulo no período de 1994 a 1997. Os dados de mortalidade foram obtidos do Programa de Aprimoramento das Informações de Mortalidade (PRO-AIM) e as concentrações diárias de poluentes (PM10, SO2, CO, e ozônio) foram obtidas da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB). Informações acerca da temperatura e umidade relativa do ar foram obtidas do Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo (IAG-USP). As duas classes de modelos produziram resultados coerentes, mas os modelos estatisticamente mais sofisticados tiveram mais poder para detectar efeitos significantes. Foram observadas associações entre mortalidade e os níveis de CO, SO2 e, em menor escala, PM10. As associações observadas foram dose-dependente e evidentes após um curto período de exposição.

Keywords : Modelos lineares; Modelos aditivos generalizados; Poluição do ar; Morbidade; Mortalidade; Idoso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese