SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1Long-term preventive mass prescription of weekly doses of iron sulfate may be highly effective to reduce endemic child anemiaNeonatal mortality: socio-economic, health services risk factors and birth weight in the City of São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

ASSIS, Ana Marlúcia O.  and  BARRETO, Mauricio Lima. Suplementação com vitamina A: impacto na morbidade e efeitos adversos. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2002, vol.5, n.1, pp. 84-92. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2002000100010.

Este artigo apresenta uma síntese de dois estudos previamente publicados e que avaliaram diferentes aspectos dos efeitos da suplementação com mega-doses (100.000 ou 200.000 UI) de vitamina A em crianças pré-escolares. O primeiro é um ensaio comunitário, aleatório, duplo cego e placebo controlado, que demonstrou o efeito positivo da suplementação na redução da severidade dos episódios de diarréia. O segundo investigou os potenciais efeitos adversos da suplementação com mega-doses de vitamina A, oferecida conjuntamente com a vacinação em massa, utilizando um desenho de intervenção controlado e não randomizado. Seus resultados indicaram que a suplementação associada com as vacinas rotineiramente utilizadas na infância não elevou as taxas de efeitos adversos (diarréia, febre e vômito). São ainda discutidas as implicações dos resultados destes estudos, que contribuíram não somente para o avanço do conhecimento científico do campo em questão, como também têm fornecido evidências para justificar a implementação de políticas e ações específicas no campo da saúde e da nutrição, que por sua vez têm contribuído para gerar condições mais auspiciosas de sobrevivência na infância. Discute-se também a pertinência e a utilidade de desenhos de estudo com diferentes níveis de rigor metodológico na avaliação de intervenção em saúde.

Keywords : Estudos de intervenção; Suplementação com vitamina A; Pré-escolares; Avaliação de programas; Planejamento de políticas públicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese