SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1An epidemiological study on the effectiveness of an educational program for controlling schistosomiasis in Minas Gerais author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

CARNEIRO, Mariângela. Estudos epidemiológicos na avaliação de efetividade do Programa de Controle da Doença de Chagas: discussão metodológica. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2002, vol.5, n.1, pp. 129-141. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2002000100014.

Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir os aspectos metodológicos de diferentes delineamentos epidemiológicos que foram testados como modelos para avaliação de efetividade das ações do programa de controle da doença de Chagas (PCDCh), na redução da incidência da infecção pelo Trypanosama cruzi (agente etiológico) naqueles nascidos após a intervenção, em diferentes fases do programa. O PCDCh empregou como intervenção desde sua fase inicial a utilização de inseticidas no controle do vetor domiciliado, o Triatoma infestans (triatomíneo). Os delineamentos utilizados foram: 1) Estudo quase-experimental conduzido na fase de implantação do PCDCh, quando áreas para comparação eram disponíveis. Foram comparadas áreas com intervenção (10 e 5 anos) a área sem intervenção. A efetividade do PCDCh foi avaliada comparando as taxas de infecção pelo T. cruzi estimadas no estudo com aquelas obtidas anteriormente no inquérito sorológico nacional (informação basal), realizado no Brasil entre 1975-1980; 2) Estudo de painel conduzido em uma área com 13 anos de intervenção. Os objetivos foram o de avaliar a efetividade do PCDCh e verificar se a duração do programa é um fator determinante para induzir mudanças nas taxas de incidência. As taxas de infecção pelo T.cruzi estimadas na investigação foram comparadas às taxas obtidas anteriormente no inquérito sorológico nacional (1975-1980) e com aquelas obtidas no estudo quase-experimental (1987), ocasião em que a área encontrava-se há 5 anos sob intervenção; 3) Estudo caso-controle com objetivo de identificar fatores de risco associados à infecção pelo T. cruzi foi incorporado ao inquérito sorológico que estava sendo realizado para avaliar as ações do PCDCh em áreas em vigilância epidemiológica. Os modelos testados em diferentes fases do PCDCh mostraram-se adequados para avaliar sua efetividade: as metodologias podem ser estendidas a outros programas; são éticos, pois são implementados durante a execução dos programas; permitem inferência de relação causa-efeito; são viáveis do ponto de vista operacional, podendo ser incluídos na fase de planejamento de programas de saúde.

Keywords : Avaliação de efetividade; Programa de Controle da Doença de Chagas; Avaliação de Impacto; Estudo Quase-experimental; Estudo de Painel; Estudo Caso-controle.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese