SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue3The emergence of emerging diseases and emerging and reemerging infectious diseases in BrazilEntomological surveillance and control of dengue fever vectors author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

VASCONCELOS, Pedro Fernando da Costa. Febre amarela: reflexões sobre a doença, as perspectivas para o século XXI e o risco da reurbanização. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2002, vol.5, n.3, pp. 244-258. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2002000300004.

Neste artigo é realizada revisão dos principais aspectos fisiopatológicos, clínicos, epidemiológicos e laboratoriais da febre amarela no Brasil, e também se abordam as linhas gerais do tratamento da doença. São ainda analisados e discutidos os mais recentes surtos e epidemias de febre amarela ocorridos no Brasil, bem como as suas causas e as conseqüências de eventual reurbanização da doença no país, risco que cresce a cada ano à medida que crescem os índices de infestação de Aedes aegypti e a crescente dispersão e transmissão do dengue no país. Finalmente, são comentadas as perspectivas da febre amarela para o século XXI no Brasil.

Keywords : Febre amarela; Revisão; Perspectivas; Reurbanização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese