SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue3Yellow fever: reflections on the disease, prospects for the century and risk of re-urbanizationBrazilian endemisms and epidemics, challenges and prospects for scientific investigation: leprosy author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

DONALISIO, Maria Rita  and  GLASSER, Carmen Moreno. Vigilância entomológica e controle de vetores do dengue. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2002, vol.5, n.3, pp. 259-279. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2002000300005.

O texto discorre sobre a ecologia do Aedes aegypti, apontando questões relevantes para a transmissão do dengue e para o seu controle. Indica temas a serem investigados na atual conjuntura epidemiológica da doença no Brasil, procurando apontar algumas lacunas da compreensão da ecologia dos mosquitos, que poderiam contribuir para o aprimoramento e revisão dos programas de controle desses vetores no país. Foi abordada a influência das condições climáticas (temperatura, pluviosidade, altitude) no ciclo vital dos vetores, além da adaptação das espécies a diferentes contextos ecológicos e sociais, de relevância para a vigilância entomológica. Também foram revistas as principais investigações sobre a domiciliação, dispersão, repasto e reprodução dos vetores do dengue, além da competência e capacidade vetorial, chaves na compreensão da disseminação da doença e na organização das medidas de controle. Foi também abordada a resistência do Aedes aegypti, cujo tema tem sido pesquisado em várias partes do mundo. Ressaltou-se a importância do monitoramento sistemático do tratamento químico durante as ações de campo. Foram apresentadas de forma resumida, as alternativas mais comumente utilizadas no controle físico, químico e biológico pelos programas de controle de Aedes aegypti no país.

Keywords : Aedes aegypti; Dengue; Vigilância entomológica; Programa de controle; Ecologia de vetores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese