SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1Assessment of hygiene, sanitary, physical and structural aspects of supermarkets in a Southeastern city in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

COLUSSI, Claudia Flemming; FREITAS, Sérgio Fernando Torres de  and  CALVO, Maria Cristina Marino. Perfil epidemiológico da cárie e do uso e necessidade de prótese na população idosa de Biguaçu, Santa Catarina. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2004, vol.7, n.1, pp. 88-97. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2004000100011.

OBJETIVO: Estimar a prevalência e severidade da cárie, a prevalência do edentulismo e do uso e necessidade de prótese na população de 60 anos ou mais no município de Biguaçu, SC. MÉTODOS: Utilizando-se uma amostra aleatória probabilística de base domiciliar, foram examinados 277 idosos residentes na área urbana e rural do município. Os exames e questionários foram realizados por dois cirurgiões-dentistas calibrados. Foram utilizados os critérios metodológicos determinados pela Organização Mundial da Saúde e Federação Dentária Internacional. RESULTADOS: Foi encontrado um índice CPOD médio de 28,9, com grande percentual de dentes extraídos (92,1%) e menor participação dos componentes "Cariado" (5,5%) e "Obturado" (2,4%). A prevalência de edêntulos foi de 48,4% da população. O uso de prótese foi mais freqüente no arco superior, onde apenas 1,8% não usava nem necessitava de prótese. Para o arco inferior, esse percentual foi de 4%. CONCLUSÃO: Ainda que a prevalência do edentulismo tenha sido baixa em relação aos dados disponíveis para o Brasil, o elevado índice CPOD ainda evidencia as precárias condições de saúde bucal dos idosos, que necessitam de programas assistenciais específicos para que em breve esse quadro epidemiológico se modifique positivamente.

Keywords : Saúde bucal; Idoso; Cárie dentária.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese