SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Reliability and validity of oral health surveys: dental caries in the city of Sao Paulo, 2002 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

CASTRO, Mônica Silva Monteiro de; VIEIRA, Viviane Alves  and  ASSUNCAO, Renato Martins. Padrões espaço-temporais da mortalidade por câncer de pulmão no Sul do Brasil. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2004, vol.7, n.2, pp. 131-143. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2004000200003.

As neoplasias representam a segunda causa mais comum de mortalidade no Brasil, juntamente com as chamadas causas externas. Dentre as neoplasias, o câncer de pulmão é um dos mais freqüentes, tanto em homens quanto em mulheres, e é também um dos que apresentam maior letalidade. Além disso, o risco atribuível do tabagismo como agente etiológico deste câncer é bastante alto, o que o torna potencialmente susceptível a medidas preventivas de saúde pública. O objetivo deste trabalho foi analisar os padrões espaço-temporais de câncer de pulmão em quatro Estados brasileiros (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo), no período de 1996 a 2000. Os valores observados foram obtidos do Sistema de Informações de Mortalidade do Ministério da Saúde. Os valores esperados foram calculados utilizando-se a técnica de padronização indireta segundo sexo e faixa etária. As unidades geográficas utilizadas foram microrregiões definidas pelo IBGE. Foi utilizado um modelo bayesiano que permite interação espaço-temporal, ajustado através do software WinBUGS. Os resultados encontrados mostraram que no sul do Brasil existe um padrão em "U" nas razões de mortalidade por câncer de pulmão para homens, além de indicar áreas específicas que apresentaram riscos mais elevados e/ou maior ritmo de crescimento. A principal hipótese para este resultado seria diferentes incidências de tabagismo, mas a inexistência desta informação de abrangência regional impediu que esta variável fosse incluída na análise. Os resultados deste artigo podem ser utilizados para instruir políticas públicas voltadas para a redução do tabagismo e da mortalidade por câncer de pulmão.

Keywords : Câncer de pulmão; Mortalidade; Epidemiologia; Análise especial; Análise temporal; Métodos bayesianos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese