SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Space-time analysis of lung cancer mortality in Southern BrazilApplication of estimation methods for the hidden prevalence of leprosy in the State of Mato Grosso author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

FRIAS, Antonio Carlos; ANTUNES, José Leopoldo Ferreira  and  NARVAI, Paulo Capel. Precisão e validade de levantamentos epidemiológicos em saúde bucal: cárie dentária na Cidade de São Paulo, 2002. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2004, vol.7, n.2, pp. 144-154. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2004000200004.

O presente estudo visa descrever o processo de avaliação da precisão e validade do levantamento de cárie dentária realizado na cidade de São Paulo em 2002, integrado ao Projeto SB2000 do Ministério da Saúde. Para essa finalidade, foi empregada metodologia padronizada internacionalmente pela Organização Mundial da Saúde. Durante o treinamento dos cirurgiões-dentistas que participaram do levantamento, foi realizado exercício de calibração envolvendo nove examinadores e dois grupos de 20 escolares, para a aferição de concordância interobservadores. A validação dos exames bucais usou como critério de "gold standard" a indicação do coordenador do levantamento como examinador padrão. Além disso, durante a coleta de dados, 58 escolares foram reexaminados pelos mesmos profissionais para o cálculo dos indicadores de precisão intra-observador. Foram estimados elevados indicadores sintéticos de precisão para o levantamento: respectivamente, 99,83% e 96,45% de porcentagem geral de concordância intra e interobservadores e 0,996 e 0,943 os correspondentes valores da estatística kappa. A validade do estudo também foi avaliada positivamente, com elevados indicadores globais de sensibilidade (0,972) e especificidade (0,978). A avaliação de precisão e validade para cada observador produziu indicadores igualmente elevados e satisfatórios. A descrição dos procedimentos adotados para avaliação de precisão e validade, bem como a apresentação dos resultados obtidos, podem fornecer indicações metodológicas para estudos subseqüentes dessa natureza.

Keywords : Cárie dentária; Coleta de dados; Variações interobservadores; Variações intra-observadores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese