SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Weekly iron supplementation reduces anemia prevalence by 1/3 in preschool childrenCurrent direct costs of hospital admissions due to external causes: analysis in the State of São Paulo, 2000 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

FRANCISCO, Priscila Maria Stolses Bergamo; DONALISIO, Maria Rita  and  LATTORRE, Maria do Rosário Dias de Oliveira. Internações por doenças respiratórias em idosos e a intervenção vacinal contra influenza no Estado de São Paulo. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2004, vol.7, n.2, pp. 220-227. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2004000200011.

As doenças respiratórias, particularmente as pneumonias e gripes, são importante causa de internação e óbito entre os idosos. O objetivo deste estudo foi avaliar o comportamento da morbidade hospitalar por doenças respiratórias na população idosa do Estado de São Paulo, no período de 1995 a 2002, examinando-se a tendência das internações após a intervenção vacinal contra a influenza. Foram utilizadas as bases de dados de Autorizações de Internação Hospitalar do Ministério da Saúde. Os indicadores de morbidade, referentes às causas respiratórias selecionadas, foram: taxa de internação hospitalar por 1000 habitantes; proporção de internações por tais causas entre o total de internações; e razão entre internações mensais e o número de leitos de clínica médica disponíveis mensalmente. No Estado de São Paulo, observou-se mudança nos indicadores de morbidade após a vacinação, em ambos os sexos, com diferentes padrões entre as faixas etárias, sugerindo impacto positivo na prevenção de internações em idosos.

Keywords : Morbidade Hospitalar; Influenza; Vacinação; Idosos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese