SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Weekly iron supplementation reduces anemia prevalence by 1/3 in preschool childrenCurrent direct costs of hospital admissions due to external causes: analysis in the State of São Paulo, 2000 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

FRANCISCO, Priscila Maria Stolses Bergamo; DONALISIO, Maria Rita  and  LATTORRE, Maria do Rosário Dias de Oliveira. Internações por doenças respiratórias em idosos e a intervenção vacinal contra influenza no Estado de São Paulo. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2004, vol.7, n.2, pp.220-227. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2004000200011.

As doenças respiratórias, particularmente as pneumonias e gripes, são importante causa de internação e óbito entre os idosos. O objetivo deste estudo foi avaliar o comportamento da morbidade hospitalar por doenças respiratórias na população idosa do Estado de São Paulo, no período de 1995 a 2002, examinando-se a tendência das internações após a intervenção vacinal contra a influenza. Foram utilizadas as bases de dados de Autorizações de Internação Hospitalar do Ministério da Saúde. Os indicadores de morbidade, referentes às causas respiratórias selecionadas, foram: taxa de internação hospitalar por 1000 habitantes; proporção de internações por tais causas entre o total de internações; e razão entre internações mensais e o número de leitos de clínica médica disponíveis mensalmente. No Estado de São Paulo, observou-se mudança nos indicadores de morbidade após a vacinação, em ambos os sexos, com diferentes padrões entre as faixas etárias, sugerindo impacto positivo na prevenção de internações em idosos.

Keywords : Morbidade Hospitalar; Influenza; Vacinação; Idosos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )