SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Respiratory disease hospitalization in the elderly in the state of São Paulo and the influenza vaccine intervention author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

JORGE, Maria Helena Prado de Mello  and  KOIZUMI, Maria Sumie. Gastos governamentais do SUS com internações hospitalares por causas externas: análise no Estado de São Paulo, 2000. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2004, vol.7, n.2, pp. 228-238. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2004000200012.

INTRODUÇÃO: No Brasil, vem ocorrendo importante crescimento das causas externas, afetando a morbimortalidade da sua população. Essas causas impõem ônus econômicos e sociais elevados, incluindo gastos hospitalares. OBJETIVO: conhecer as internações por lesões e envenenamentos em hospitais próprios ou conveniados com o SUS no Estado de São Paulo, buscando determinar o custo dessas hospitalizações para o poder público, segundo algumas variáveis consideradas importantes. MATERIAL: internações hospitalares em hospitais próprios ou conveniados com o SUS, no ano 2000, obtidas no Banco de Dados do Datasus para o Brasil e o Estado de São Paulo. RESULTADOS E CONCLUSÕES: comparando causas naturais (excluídas gravidez, parto e puerpério) e causas externas, as últimas representaram menos de 10% do total de internações, tiveram permanência menor e gastaram cerca de 10% do valor total pago para todas as internações. Embora a permanência seja menor, os gastos do SUS medidos pelo custo-dia e gasto médio, foram superiores aos das internações por causas naturais. As causas mais freqüentes de internação foram quedas e acidentes de transporte e apresentaram custo-dia e gasto médio superior às médias obtidas. Segundo o desfecho, os que vieram a falecer durante a internação tiveram gastos triplicados se comparados aos que receberam alta hospitalar.

Keywords : Custos de internação; Ferimentos e lesões; Epidemiologia; Morbidade; Mortalidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese