SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue4Development of a food frequency questionnaire for children aged 2 to 5 years author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

RONCO, Alvaro L. et al. Fatores de risco para o câncer esofágico em não usuários de tabaco e bebida alcoólica: um estudo caso-controle no Uruguai. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2004, vol.7, n.4, pp. 383-391. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2004000400002.

Os autores realizaram o presente estudo para analisar possíveis associações de fatores de estilo de vida com o câncer esofágico em não usuários de tabaco e bebida alcoólica. Foi especialmente enfatizada a análise do "mate" (infusão da erva Ilex paraguariensis), que tem sido associado à maioria dos cânceres do trato aerodigestivo. O estudo foi realizado no Instituto Nacional de Oncología em Montevidéu, Uruguai. Os dados correspondem a 73 casos de câncer esofágico e 219 controles. Um detalhado questionário incluiu seções de variáveis sócio-demográficas, ocupação, história familiar de câncer, consumo de "mate" e uma relação restritiva de itens da dieta incluindo: carne vermelha, carne processada, carne salgada, carne assada, leite, vegetais frescos e frutas. Os odd ratios (ORs) foram estimados com regressão logística incondicional, ajustados segundo os maiores potenciais fatores confundentes, incluindo a idade, o sexo, a educação, o estado urbano/rural e região de nascimento. Observaram-se acréscimos moderados no risco para: consumo diário de "mate" (OR=2.2), idade de abandono do consumo (OR=2.02), duração (OR=2.49) e intensidade (OR=1.91), a maioria dos quais foram estatísticamente significativos. Por conseguinte, nosso informe demonstra um rol particular para o consumo do "mate" no câncer esofágico no Uruguai, independentemente de outros bem conhecidos fatores de risco.

Keywords : Câncer esofágico; Mate; Ilex paraguariensis; Epidemiologia.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English