SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue4Risk factors for esophageal cancer in non-smokers and non-drinkers: a case-control study in UruguayPrevalence of anemia and associated factors among children under six years of age in Pelotas, South Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

COLUCCI, Ana Carolina Almada; PHILIPPI, Sonia Tucunduva  and  SLATER, Betzabeth. Desenvolvimento de um questionário de freqüência alimentar para avaliação do consumo alimentar de crianças de 2 a 5 anos de idade. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2004, vol.7, n.4, pp. 393-401. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2004000400003.

Devido ao crescente interesse sobre a possível relação entre a alimentação de crianças e adolescentes e doenças na idade adulta, a dieta de indivíduos jovens tem sido pesquisada. Este trabalho teve por objetivo desenvolver um questionário de freqüência alimentar para avaliar a dieta habitual de crianças de 2 a 5 anos de idade (QFAC). Foram identificados os alimentos mais representativos para o consumo de energia - carboidrato, proteína, lipídio, retinol, vitamina C, cálcio e ferro - a partir de recordatórios de 24h de crianças de 2 a 5 anos do município de São Paulo. No QFAC foram definidas porções médias ou medianas, o tempo precedente foi estipulado em 6 meses e a freqüência de consumo apresentada em 7 categorias. O QFAC apresentou-se como um instrumento adequado para a avaliação da dieta habitual de crianças de 2 a 5 anos de idade, possibilitando a investigação das características da alimentação habitual deste grupo e o estabelecimento das possíveis relações entre a dieta e o estado nutricional.

Keywords : Questionário de Freqüência Alimentar; Consumo alimentar; Alimentação infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese