SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue4Prevalence of anemia and associated factors among children under six years of age in Pelotas, South BrazilAnthropometric characteristics of Japanese-Brazilians author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

CUNHA, Elza Cristina Miranda da et al. Antropometria e fatores de risco em recém-nascidos com fendas faciais. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2004, vol.7, n.4, pp. 417-422. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2004000400005.

OBJETIVO: buscando identificar e comparar características familiares e maternas entre portadores de fendas faciais e recém-nascidos isentos de morbidade, realizou-se um estudo com delineamento de caso e controle nos hospitais da cidade de Pelotas-RS. MÉTODOS: os dados foram obtidos através de entrevista com mães de 56 casos e 232 controles, nascidos nas cinco maternidades da cidade de Pelotas no período de 1990 a 2002. Os controles foram os quatro recém-nascidos que nasceram após o caso. Foram obtidas informações sobre o tipo de lábio leporino, sexo e peso do recém-nascido, gemelaridade, consangüinidade, etnia, história familiar de fissuras e de outras malformações. O planejamento de análise de dados incluiu o uso do teste t-Student, qui-quadrado e "odds ratio". RESULTADOS: obteve-se uma incidência de fenda labial com ou sem fenda palatina de 0,78 por 1.000 nascidos vivos. Diferenças significativas foram observadas em relação ao grau de instrução materna e história familiar positiva de malformações, com riscos relativos estimados em 6,0 e 2,3, respectivamente. CONCLUSÕES: em Pelotas, RS, foram encontrados 56 recém-nascidos portadores de lábio leporino com ou sem palato fendido no período do estudo. Os fatores de risco para esse tipo de anomalia foram: baixo grau de instrução materna, o qual pode estar relacionado ao conseqüente baixo nível socioeconômico, e história familiar positiva de presença de malformação de vários tipos.

Keywords : Lábio Leporino; Fenda Palatina; Fatores de Risco; Epidemiologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese