SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Vaccine storage cold chain in public health units of the City of São Paulo: knowledge and practiceFactors associated to risks of hospital admissions due to traffic accidents in the city of Maringa, PR author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

CHAGAS, Andrezza Campos et al. Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) em uma vila de exploração de minérios - Pitinga, município de Presidente Figueiredo, Amazonas, Brasil. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2006, vol.9, n.2, pp. 186-192. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2006000200005.

A Vila de Pitinga, Presidente Figueiredo/AM, é uma área de exploração de minérios e endêmica para leishmaniose tegumentar americana (LTA). A vila é a sede administrativa e local de moradia de seus funcionários. O comportamento epidemiológico da endemia, avaliado para o período de 2000 a 2004, foi relacionado com as medidas de controle adotadas para reduzir a incidência da doença na área e comparado com o registrado para o município e o Estado do Amazonas. A maior proporção dos casos detectados no período ocorreu no gênero masculino, com atividades laborais de contato com a floresta. O declínio na incidência de casos de LTA na área do estudo, não foi observado como ocorrido no Município e Estado e foi considerado resultante das medidas de controle para a doença, aplicadas na área.

Keywords : Leishmaniose tegumentar; Epidemiologia; Pitinga; Amazonas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese