SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2American Cutaneous Leishmaniasis (ACL) in a mining village - Pitinga, Amazonas, BrazilPrevalence of osteoporosis: a critical review author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

SOARES, Dorotéia Fátima Pelissari de Paula  and  BARROS, Marilisa Berti de Azevedo. Fatores associados ao risco de internação por acidentes de trânsito no Município de Maringá-PR. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2006, vol.9, n.2, pp. 193-205. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2006000200006.

OBJETIVO: Analisar os fatores associados ao risco de internação da coorte constituída pelas vítimas dos acidentes de trânsito ocorridos no Município de Maringá - PR, no ano 2000. MÉTODO: A coorte foi composta pelas vítimas que tiveram registro no Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE) ou em Boletim de Ocorrência Policial (BO). Foi feita vinculação dos bancos gerados com os dados do SIATE, do BO, da Autorização de Internação Hospitalar (AIH-SUS) e da Comunicação de Internação Hospitalar (CIH). Foram realizadas análises univariadas e de regressão múltipla de Cox para identificar, entre as variáveis relacionadas à vítima, ao acidente e ao condutor do veículo, os fatores de risco para internação. RESULTADOS: Foram identificadas 3.468 pessoas vitimadas em 2.725 acidentes. O risco médio de internação foi de 19,4/100 vítimas (673 internações). A análise de regressão múltipla identificou como categorias de maior risco de internação: vítimas pedestres, ciclistas e motociclistas; com idade acima de 50 anos; vitimadas em colisão com transporte pesado ou ônibus; em acidentes ocorridos de madrugada e de tarde, em algumas regiões da cidade; e sendo o condutor do veículo residente no próprio município. CONCLUSÃO: Conclui-se que os programas de redução dos acidentes de trânsito devem considerar os subgrupos mais vulneráveis a acidentes graves e que as múltiplas determinações do risco apontam para a necessidade de ações articuladas dos diversos setores de governo e segmentos da sociedade nesses programas.

Keywords : Acidentes de trânsito; Fatores de risco; Internação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese