SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Prevalence of osteoporosis: a critical reviewDrug prescription in a city of the north of Paraná author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

LOPES, Fábio Silva  and  RIBEIRO, Helena. Mapeamento de internações hospitalares por problemas respiratórios e possíveis associações à exposição humana aos produtos da queima da palha de cana-de-açúcar no estado de São Paulo. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2006, vol.9, n.2, pp. 215-225. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2006000200008.

INTRODUÇÃO: O uso de Sistemas de Informações Geográficas em pesquisas na área de saúde pública é cada vez maior, devido às possibilidades de comparação de dados dispostos em tabelas e mapas através de sua sobreposição. Tal sobreposição possibilita uma nova leitura dos dados associados à dimensão do espaço. Os programas SIG são ideais para pesquisas em geografia da saúde. Em estudos ecológicos de causa/efeito, envolvendo variáveis ambientais e os efeitos deletérios à saúde humana, o geoprocessamento constitui um interessante recurso para gerar hipóteses para estudos mais aprofundados sobre o tema. OBJETIVO: Este estudo objetivou a construção de um SIG para verificar a possível correlação entre os produtos das queimadas de cana-de-açúcar e a incidência de problemas respiratórios em regiões afetadas, através das técnicas de geoprocessamento. METODOLOGIA: Consistiu em organizar dados de queimadas e internações por afecções respiratórias do Estado de São Paulo, no período de 2000 a 2004, estruturando um SIG em duas escalas. Na primeira, foram criadas cartas temáticas de todo o Estado e identificadas áreas de interesse para estudos em escala local. A segunda consistiu na construção de SIG abrangendo a meso-região de Bauru, para observar a intersecção dos agravos à saúde em áreas de queimada. RESULTADOS: Nos mapas elaborados e numa análise de correlações espaciais observou-se maior incidência de doenças respiratórias em regiões onde há prática de queimadas. O material produzido constitui um conjunto de dados que permite ao pesquisador verificar hipóteses para subsidiar estudos no âmbito da saúde ambiental.

Keywords : Cana-de-açúcar; Geoprocessamento.; SIG; Queimadas; Saúde Ambiental; Saúde Pública; Poluição do ar; São Paulo; Geografia da saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese