SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Drug prescription in a city of the north of ParanáInfluence of the epidemiological profile of the elderly in dental care author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

SOTO, Francisco Rafael Martins et al. Proposta e análise crítica de um protocolo de inspeção e de condições sanitárias em supermercados do município de Ibiúna- SP. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2006, vol.9, n.2, pp. 235-241. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2006000200010.

Este trabalho teve por objetivo propor e aplicar um procedimento para a sistematização das inspeções higiênico-sanitárias de supermercados no Município de Ibiúna/SP, e analisar criticamente os resultados com vistas a atingir os objetivos da vigilância sanitária. O trabalho foi desenvolvido durante cinco meses em quatro supermercados, sendo que na primeira inspeção realizou-se o diagnóstico da situação, com a identificação das irregularidades sanitárias. Após esta fase, a equipe da vigilância sanitária realizou os retornos programados aos supermercados, a fim de verificar a evolução das adequações sanitárias e as dificuldades encontradas. Os resultados mostraram que, após quatro inspeções em cada supermercado, foi satisfeita a maioria das adequações sanitárias solicitadas pela equipe da vigilância sanitária e as principais dificuldades por parte do empresário ou gerente do supermercado estiveram centradas na assimilação das informações, no tempo e no custo para sua execução.

Keywords : Inspeção sanitária; Supermercados; Alimentos; Equipe de vigilância sanitária; Adequação sanitária.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese