SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Drug prescription in a city of the north of ParanáInfluence of the epidemiological profile of the elderly in dental care author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

SOTO, Francisco Rafael Martins et al. Proposta e análise crítica de um protocolo de inspeção e de condições sanitárias em supermercados do município de Ibiúna- SP. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2006, vol.9, n.2, pp.235-241. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2006000200010.

Este trabalho teve por objetivo propor e aplicar um procedimento para a sistematização das inspeções higiênico-sanitárias de supermercados no Município de Ibiúna/SP, e analisar criticamente os resultados com vistas a atingir os objetivos da vigilância sanitária. O trabalho foi desenvolvido durante cinco meses em quatro supermercados, sendo que na primeira inspeção realizou-se o diagnóstico da situação, com a identificação das irregularidades sanitárias. Após esta fase, a equipe da vigilância sanitária realizou os retornos programados aos supermercados, a fim de verificar a evolução das adequações sanitárias e as dificuldades encontradas. Os resultados mostraram que, após quatro inspeções em cada supermercado, foi satisfeita a maioria das adequações sanitárias solicitadas pela equipe da vigilância sanitária e as principais dificuldades por parte do empresário ou gerente do supermercado estiveram centradas na assimilação das informações, no tempo e no custo para sua execução.

Keywords : Inspeção sanitária; Supermercados; Alimentos; Equipe de vigilância sanitária; Adequação sanitária.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )