SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Factors associated to knowledge and opinion of gynecologists and obstetricians about the Brazilian legislation on abortionMalnutrition as an underlying or associated cause of death: analysis of the quality of information on women of reproductive age author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

CZERESNIA, Dina. Interfaces do corpo: integração da alteridade no conceito de doença. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2007, vol.10, n.1, pp. 19-29. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2007000100003.

A cultura ocidental fragmentou o corpo em redutoras perspectivas teóricas que fizeram aparecer diferentes ordens de realidade: biológica, psíquica e social. Este artigo identifica o limite da biomedicina em integrar a alteridade no conceito de doença, como uma das lacunas importantes para a aproximação entre os conceitos de psiquismo e corpo biológico. Apresenta a proposição de que as interfaces do corpo são centrais para a compreensão da constituição do corpo biológico em seus processos de individuação. Levanta a possibilidade de ocorrer uma transformação epistemológica na medicina, a partir da valorização dos estudos sobre fenômenos biológicos que ocorrem nestas interfaces. Ressalta, mediante análise da literatura médica recente, indícios de uma possível integração da alteridade no conceito de doença. Esta análise se detém na crescente elaboração de um discurso sobre a relação com os microorganismos e sua importância na constituição ontogênica do organismo humano e, por conseqüência, na etiologia das doenças.

Keywords : Etiologia de doenças; Psicossomática; Ontogenia; Microorganismos; Sistema imune.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese