SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Prescription indicators in Family Health basic units of the municipal district of Campina Grande, PB author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

TAVARES, Luciane Santiago; LEITE, Iuri da Costa  and  TELLES, Fernando Salgueiro Passo. Necessidade insatisfeita por métodos anticoncepcionais no Brasil. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2007, vol.10, n.2, pp.139-148. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2007000200002.

No Brasil, a prevalência do uso de contraceptivo é elevada e a taxa de fecundidade total está quase no nível de reposição. No entanto, ainda há um percentual significativo de gravidezes indesejadas, abortos provocados e mulheres que não querem mais ter filhos ou querem tê-los mais tarde, porém não estão usando métodos contraceptivos - ou seja, mulheres com necessidade insatisfeita por anticoncepção. O objetivo deste estudo é apresentar a magnitude da necessidade insatisfeita por método anticoncepcional entre mulheres unidas no Brasil, assim como identificar os fatores a ela associados. A fonte de dados utilizada nesse estudo é proveniente da Pesquisa Nacional Sobre Demografia e Saúde, realizada no Brasil em 1996. Para identificar os determinantes associados com a necessidade insatisfeita por anticoncepção foi utilizado o modelo multinomial, em que a variável resposta tem três categorias: necessidade para espaçar, necessidade para limitar e sem necessidade. A análise empreendida ao longo deste trabalho revelou uma forte associação entre as variáveis relativas ao ciclo de vida das mulheres (idade e número de filhos) e a necessidade insatisfeita por métodos anticoncepcionais. Com relação às variáveis socioeconômicas destaca-se a elevada probabilidade de necessidade insatisfeita de limitar entre as mulheres da região Nordeste. Observou-se ainda que mulheres com maior nível de escolaridade são menos propensas a apresentar uma necessidade insatisfeita de limitar. A análise aponta para a necessidade de adequação e universalização dos serviços de planejamento familiar com vistas a um atendimento integral à saúde da mulher.

Keywords : Necessidade insatisfeita por métodos anticoncepcionais; Planejamento familiar; Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )