SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue3Logistic regression in psychiatric literature: evaluation of articles published between 2002 and 2005 in a prominent journalHospital admissions due to pneumoconiosis in Brazil, 1993-2003 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

CAZARIN, Gisele; AUGUSTO, Lia Giraldo da Silva  and  MELO, Raul Antônio Morais. Doenças hematológicas e situações de risco ambiental: a importância do registro para a vigilância epidemiológica. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2007, vol.10, n.3, pp. 380-390. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2007000300009.

A problemática de grupos populacionais expostos a situações de risco que afetam o sistema sangüíneo e a gravidade dos danos causados à saúde faz com que este tema ganhe relevância para a saúde pública. A compreensão do comportamento epidemiológico de doenças hematológicas relacionadas ao ambiente/ocupação é fundamental para a instituição de medidas protetoras da saúde. A informação em epidemiologia depende de dados fidedignos sobre os diversos agravos. Este estudo verificou em prontuários de pacientes de um centro de referência o registro de condições de risco ambiental, em um período de dez anos. As patologias selecionadas foram as mais freqüentemente assistidas e que apresentam na literatura maiores evidências de associação com exposições a riscos químicos e/ou físicos de origem ambiental. As mesmas apresentaram-se com alta letalidade (52% da casuística). Para todas houve um grande sub-registro das situações de nocividade e de outros condicionantes de vulnerabilidade, revelando uma despreocupação dos profissionais de saúde com os aspectos da causalidade, no sentido de orientar a prevenção de novos casos. No momento em que o Ministério da Saúde reconhece a relevância desta problemática mediante recentes normatizações, é fundamental aprimorar o registro de situações de risco e agravos possivelmente relacionados a estes, especialmente nos serviços que podem identificar casos sentinelas, auxiliando, assim, a efetivação da vigilância epidemiológica e da saúde para grupos de expostos.

Keywords : Doença hematológica; Riscos ambientais; Registro médico; Vigilância epidemiológica e da saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese