SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Prevalence of risk factors for chronic diseases: population survey by telephone interviews in Botucatu, São Paulo, 2004The use of a probabilistic record linkage methodology in databases to identify death records in epidemiological studies author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

IANNI, Aurea Maria Zöllner. Entre o biológico e o social: um estudo sobre os Congressos Brasileiros de Epidemiologia, 1990-2002. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2008, vol.11, n.1, pp. 24-42. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2008000100003.

A discussão sobre os conceitos de biológico e social na determinação do processo saúde-doença é estruturante na Saúde Coletiva no Brasil, e no campo epidemiológico. Este artigo apresenta os resultados da pesquisa qualitativa dos Anais dos Congressos Brasileiros de Epidemiologia, no período de 1990 a 2002. Tem como objetivo identificar as noções de biológico e social, neles contidos, com vistas à identificação dos pressupostos teóricos que os norteiam. Os resultados demonstraram que o conceito de social refere-se, principalmente, à esfera do 'societário', ancorado na dissociação disciplinar das ciências naturais e sociais. O biológico é atribuído à esfera individual e clínica do processo saúde-doença, raramente à esfera do coletivo, bem como um conceito portador de objetividade. Entre o biológico e o social, o ambiente aparece como categoria autônoma; o biológico aparece ainda, porém de forma embrionária, como complexo, histórico e intrinsecamente social. A análise dos resultados apontou para uma necessária redefinição de marcos teóricos que possibilitem o avanço dos conhecimentos na área e, conseqüentemente, das práticas em saúde que a Epidemiologia subsidia. O projeto de pesquisa passou pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Saúde SESSP, tendo sido aprovado.

Keywords : Epidemiologia; Biológico; Social; Ciências sociais; Ciências naturais; Saúde coletiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese