SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Between biological and social factors: a study of Brazilian epidemiology congresses, 1990-2002Adjustment of adverse events assessment forms for use in Brazilian hospitals author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

MACHADO, Juliana Pires et al. Aplicação da metodologia de relacionamento probabilístico de base de dados para a identificação de óbitos em estudos epidemiológicos. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2008, vol.11, n.1, pp. 43-54. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2008000100004.

A crescente disponibilidade de dados de abrangência nacional, organizados em distintos sistemas de informação, requer o desenvolvimento de metodologias para o relacionamento de variáveis constantes em diferentes bases de dados. Este artigo descreve e analisa a metodologia utilizada no relacionamento das bases de dados nacionais do Sistema de Informação de Beneficiários (planos privados de assistência à saúde) e do Sistema de Informação de Mortalidade. Foram analisados os registros de óbitos e os registros de beneficiários no ano de 2004, identificando-se 92.566 óbitos em beneficiários de planos privados de saúde. O rigor na especificidade, em detrimento da sensibilidade do método empregado, não gerou vieses de seleção que pudessem comprometer as análises resultantes. A razão de mortalidade padronizada aponta a subestimação do número de óbitos, além de evidenciar diferenças no risco de morte entre as populações analisadas; no entanto, as diferentes situações de vida e saúde a que estão expostas podem ter interferido nos resultados.

Keywords : Relacionamento de bases de dados; Sistemas de informação em saúde; Planos e seguros privados de saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese