SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Adjustment of adverse events assessment forms for use in Brazilian hospitalsEpidemiology of unsafe abortion in a poverty stricken environment Favela Inajar de Souza, São Paulo, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

BAMPI, Luciana Neves da Silva; GUILHEM, Dirce  and  LIMA, David Duarte. Qualidade de vida em pessoas com lesão medular traumática: um estudo com o WHOQOL-bref. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2008, vol.11, n.1, pp. 67-77. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2008000100006.

OBJETIVOS: Conhecer a percepção de qualidade de vida em pessoas com lesão medular traumática, utilizando a metodologia adotada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa transversal, na qual foi realizado um estudo descritivo para conhecer as características sociodemográficas e a distribuição das lesões medulares traumáticas na amostra estudada. Em seguida, com o intuito de conhecer a percepção da qualidade de vida dessa população, utilizou-se o WHOQOL - bref. As análises estatísticas realizadas incluíram análises descritivas de freqüência, tendência central e dispersão e análise inferencial de comparação entre os domínios. O estudo transcorreu de janeiro de 2005 a maio de 2006 e foi desenvolvido com pessoas no momento de sua admissão no programa de reabilitação do Hospital Sarah Brasília. Utilizou-se uma amostra de conveniência, com 111 entrevistados. RESULTADOS: Os indivíduos estudados são, em sua maioria, homens jovens, solteiros, possuidores do ensino fundamental e vítimas de acidentes de trânsito e de armas de fogo. A percepção da qualidade de vida demonstrou que os domínios que refletiram os piores escores de avaliação estavam relacionados ao meio ambiente e à saúde física; e os mais bem avaliados estavam ligados à saúde psicológica e às relações sociais. CONCLUSÃO: O estudo permitiu conhecer a percepção de qualidade de vida do grupo pesquisado. Recomenda-se estudo que inclua tetra-plégicos e lesados medulares não traumáticos, com o intuito de se obter uma avaliação mais global.

Keywords : Qualidade de vida; Traumatismos da medula espinhal; Paraplegia; Ajustamento social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese