SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Profile of dentistry researchers of the Brazilian National Research Council (CNPq)Diarrheal disease in children under five years of age in the State of Pernambuco, Brazil: prevalence and utilization of health services author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

FISZON, Judith Tiomny  and  BOCHNER, Rosany. Subnotificação de acidentes por animais peçonhentos registrados pelo SINAN no Estado do Rio de Janeiro no período de 2001 a 2005. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2008, vol.11, n.1, pp. 114-127. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2008000100011.

Com o objetivo de verificar se o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) já permite prescindir de sistemas de informação paralelos voltados ao controle da distribuição do soro, essencial ao atendimento das vítimas de acidentes por animais peçonhentos, foram comparados os dados dos acidentes causados por serpentes, aranhas e escorpiões, disponibilizados pelo SINAN para o Estado do Rio de Janeiro, com os registrados pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), de 2001 a 2005. Constatou-se o aumento da capacidade do SINAN para registrar os acidentes e a existência de discrepâncias de dados em municípios e regiões do Estado. Foi especialmente alta a subnotificação de acidentes ofídicos pelo SINAN. Discute-se as implicações desse resultado para estudos e pesquisas, bem como para o planejamento e a gestão dos serviços e distribuição dos soros, e conclui-se que ainda não é possível prescindir dos dados da SES-RJ.

Keywords : Distribuição de soro; Serpentes; Aranhas; Escorpiões.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese