SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Diarrheal disease in children under five years of age in the State of Pernambuco, Brazil: prevalence and utilization of health servicesEffects of resistance training over metabolic syndrome risk factors author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

ALMEIDA, Cristiane Falcão de et al. Perfil epidemiológico das intoxicações alimentares notificadas no Centro de Atendimento Toxicológico de Campina Grande, Paraíba . Rev. bras. epidemiol. [online]. 2008, vol.11, n.1, pp. 139-146. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2008000100013.

OBJETIVOS: Descrever as características sociodemográficas relacionadas às intoxicações alimentares notificadas pelo Centro de Atendimento Toxicológico de Campina Grande (CEATOX - CG), PB, em 2005. MATERIAL E MÉTODO: Trata-se de um estudo transversal, retrospectivo com abordagem quantitativa. Os dados foram obtidos das Fichas de Notificação do Sinitox (Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas). As variáveis coletadas foram: gênero, faixa etária, zona de residência do paciente, sazonalidade, ocupação, grau de instrução, alimento responsável pela intoxicação e evolução (cura/óbito). RESULTADOS: Foram registrados 162 casos de intoxicação por alimentos, de um total de 1.443 ocorrências de intoxicações e acidentes com plantas tóxicas e animais peçonhentos durante o ano de 2005. Observou-se que o gênero feminino foi o de maior percentual encontrado, com 56,2%. A faixa etária entre 20 - 29 anos foi a mais prevalente, assim como a grande maioria dos pacientes notificados residia na zona urbana, representando 95,7% (155) do total de casos de intoxicação alimentar (162). Com relação ao grau de instrução e ocupação 59,9% e 44,4% dos casos, respectivamente, não foram identificados. Os alimentos identificados nas intoxicações foram as carnes (11,0%). Nenhum óbito foi registrado no período estudado. CONCLUSÃO: Conclui-se que as intoxicações por alimentos registradas no Ceatox-CG representam 11,2% dos casos atendidos e notificados neste Centro, ocupando o terceiro lugar em relação aos outros agentes tóxicos. O sistema de notificação utilizado pelo Centro, apesar de possuir um grande volume de informações, não é preenchido devidamente, faltando aspectos importantes na análise final dos dados.

Keywords : Intoxicação; Alimento; Notificação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese