SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Diarrheal disease in children under five years of age in the State of Pernambuco, Brazil: prevalence and utilization of health servicesEffects of resistance training over metabolic syndrome risk factors author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

ALMEIDA, Cristiane Falcão de et al. Perfil epidemiológico das intoxicações alimentares notificadas no Centro de Atendimento Toxicológico de Campina Grande, Paraíba . Rev. bras. epidemiol. [online]. 2008, vol.11, n.1, pp.139-146. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2008000100013.

OBJETIVOS: Descrever as características sociodemográficas relacionadas às intoxicações alimentares notificadas pelo Centro de Atendimento Toxicológico de Campina Grande (CEATOX - CG), PB, em 2005. MATERIAL E MÉTODO: Trata-se de um estudo transversal, retrospectivo com abordagem quantitativa. Os dados foram obtidos das Fichas de Notificação do Sinitox (Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas). As variáveis coletadas foram: gênero, faixa etária, zona de residência do paciente, sazonalidade, ocupação, grau de instrução, alimento responsável pela intoxicação e evolução (cura/óbito). RESULTADOS: Foram registrados 162 casos de intoxicação por alimentos, de um total de 1.443 ocorrências de intoxicações e acidentes com plantas tóxicas e animais peçonhentos durante o ano de 2005. Observou-se que o gênero feminino foi o de maior percentual encontrado, com 56,2%. A faixa etária entre 20 - 29 anos foi a mais prevalente, assim como a grande maioria dos pacientes notificados residia na zona urbana, representando 95,7% (155) do total de casos de intoxicação alimentar (162). Com relação ao grau de instrução e ocupação 59,9% e 44,4% dos casos, respectivamente, não foram identificados. Os alimentos identificados nas intoxicações foram as carnes (11,0%). Nenhum óbito foi registrado no período estudado. CONCLUSÃO: Conclui-se que as intoxicações por alimentos registradas no Ceatox-CG representam 11,2% dos casos atendidos e notificados neste Centro, ocupando o terceiro lugar em relação aos outros agentes tóxicos. O sistema de notificação utilizado pelo Centro, apesar de possuir um grande volume de informações, não é preenchido devidamente, faltando aspectos importantes na análise final dos dados.

Keywords : Intoxicação; Alimento; Notificação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )