SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Evaluation methods of sanitary conditions among street food vendors in the Municipality of Ibiuna, São PauloEpidemiological analysis of accidents with biological material reported to the Worker's Health Reference Center in Londrina-PR author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

MANZINI, Thaise; MARTINEZ, Edson Zangiacomi  and  CARVALHO, Antonio Carlos Duarte de. Conhecimento, crença e uso de medicina alternativa e complementar por fonoaudiólogas . Rev. bras. epidemiol. [online]. 2008, vol.11, n.2, pp. 304-314. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2008000200012.

O objetivo do presente estudo é entender o conhecimento, as crenças e o uso das medicinas alternativas e complementares entre fonoaudiólogas que atuam no setor público de saúde. O estudo foi realizado em um hospital terciário de Ribeirão Preto, SP. Um questionário desenvolvido para os propósitos do estudo foi administrado em uma casuística de 40 fonoaudiólogas. Os itens do questionário foram criados conforme uma revisão da literatura. A aceitação de medicinas alternativas e complementares, como acupuntura e homeopatia, é expressiva entre as profissionais entrevistadas. Os resultados do presente estudo sugerem que o uso e a prática destas medicinas são feitos de forma racional, com certa prudência. As entrevistadas admitem que um tratamento complementar deve ser submetido a testes científicos antes de sua aceitação, e que é desaconselhável a um paciente buscar um tratamento alternativo ou complementar sem antes consultar o médico.

Keywords : Medicinas alternativas e complementares; Fonoaudiologia; Conhecimento; Crenças.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese