SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Epidemiological analysis of external causes at urgency and emergency services in Cuiabá/Mato GrossoInfluence of mothers' schooling and work on the practice of exclusive breastfeeding author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

HENNINGTON, Élida Azevedo et al. Mortalidade por homicídios em Município da Região Sul do Brasil, 1996 a 2005. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2008, vol.11, n.3, pp.431-441. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2008000300010.

Esta pesquisa teve o objetivo de traçar o perfil epidemiológico dos homicídios em São Leopoldo, comparando-o com o do Estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo descritivo que utilizou dados disponibilizados pelo Datasus/Ministério da Saúde no período de 1996 a 2005. Os indicadores calculados foram: coeficientes de mortalidade padronizada; mortalidade proporcional segundo grupo etário; coeficiente de mortalidade segundo cor; e percentual de mortes causadas por arma de fogo. Além destes, foram construídas as taxas de mortalidade por homicídio nos municípios gaúchos com população superior a 50.000 habitantes para o período analisado. Os coeficientes de mortalidade em São Leopoldo representaram o dobro das taxas ocorridas no Estado. A população mais atingida foi a de adultos jovens e a razão entre os sexos foi de 8,4 óbitos em homens para cada óbito feminino no Rio Grande do Sul e 9,4 em São Leopoldo. 86% dos homicídios foram perpetrados por armas de fogo em São Leopoldo e 72% no Rio Grande do Sul. O risco de morrer foi 44% maior na população negra de São Leopoldo. O homicídio é uma importante causa de morte precoce no RS, embora São Leopoldo apresente um perfil de maior gravidade - taxas maiores, maior percentual de uso de armas de fogo e evidências de sobremortalidade de jovens negros quando comparado ao Estado.

Keywords : Homicídio; Mortalidade; Violência; Coeficiente de mortalidade; Epidemiologia descritiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )