SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Equity in waiting time for some elective surgeries according to hospital type in Sorocaba, SPFactors associated with physical activity in Goiania's adult population: surveillance through telephone interviews author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

BARROSO, Gabriela dos Santos; SICHIERI, Rosely  and  SALLES-COSTA, Rosana. Fatores associados ao déficit nutricional em crianças residentes em uma área de prevalência elevada de insegurança alimentar. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2008, vol.11, n.3, pp. 484-494. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2008000300015.

OBJETIVO: Avaliou-se a influência dos indicadores socioeconômicos e do perfil de saúde no estado nutricional de uma amostra representativa de crianças, na faixa etária de seis a trinta meses, do 2º distrito do município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. MÉTODOS: Estudo transversal, conduzido por visita domiciliar e com amostragem probabilística de 1.085 domicílios. A amostra foi composta por 402 domicílios com crianças. A avaliação do estado nutricional incluiu peso e comprimento/estatura. Os índices antropométricos peso-para-idade (P/I), comprimento/estatura-para-idade (E/I) e peso-para-comprimento/estatura (P/E), expressos em escores-z, foram utilizados para a classificação nutricional. Utilizou-se a regressão logística com modelo hierárquico para identificar os fatores socioeconômicos (determinantes básicos e intermediários) e de saúde das crianças (determinantes imediatos) associados ao estado nutricional infantil. RESULTADOS: A prevalência de déficit nutricional foi de 2,8%, 8,6% e 3,3%, considerando-se os respectivos índices P/I, E/I e P/E. A renda familiar mensal per capita associou-se ao déficit de P/E. O baixo peso ao nascer foi fortemente associado a déficits dos índices E/I e P/E, independentemente da renda e de outros determinantes básicos e intermediários. CONCLUSÃO: O baixo peso ao nascer foi o principal fator associado ao déficit nutricional infantil e ações visando à redução desse determinante podem contribuir na reversão do quadro de desnutrição em populações onde persiste a desigualdade social.

Keywords : Indicadores socioeconômicos; Estado nutricional infantil; Baixo peso ao nascer; Insegurança alimentar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese