SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue4Analysis of hospitalizations of children under one year of age due to drug intoxication and adverse events in BrazilEnteroparasitosis in food handlers in the city of Ribeirão Preto - SP, Brazil, 2000 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

ASSIS, Heloísa Maria de; MACHADO, Carla Jorge  and  RODRIGUES, Roberto Nascimento. Perfis de mortalidade neonatal precoce: um estudo para uma Maternidade Pública de Belo Horizonte (MG), 2001-2006. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2008, vol.11, n.4, pp. 675-686. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2008000400014.

Trata-se de estudo seccional, com base em dados secundários, com o objetivo de traçar o perfil dos óbitos neonatais precoces ocorridos em uma Maternidade Pública de referência no Estado de Minas Gerais (Maternidade Odete Valadares), Belo Horizonte, no período de 2001 a 2006. Foram utilizadas variáveis relacionadas ao recém-nascido (período de ocorrência do óbito, idade ao óbito, sexo, idade gestacional e peso ao nascer), à mãe (tipo de gravidez, tipo de parto, idade, parturição e número de nascidos mortos), bem como causas múltiplas de mortalidade categorizadas. Obtiveram-se três perfis de óbitos neonatais precoces por meio do método Grade of Membership, que possibilitou também encontrar a prevalência destes perfis. O Perfil 1 foi caracterizado por óbitos de difícil redução e teve prevalência de 41,4%; o Perfil 2, pelos óbitos passíveis de redução (prevalência de 28,3%); e o Perfil 3, pelos óbitos redutíveis (prevalência de 30,4%). Estes perfis possibilitaram a compreensão da mortalidade neonatal precoce na Maternidade Odete Valadares e a análise da sua relação com a história reprodutiva e obstétrica materna, bem como com as condições do recém-nascido. Chama a atenção a elevada prevalência de óbitos evitáveis, realidade que deve ser enfrentada pelos profissionais e pela rede pública de saúde.

Keywords : Mortalidade neonatal precoce; Causas múltiplas de morte; Saúde pública.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese