SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue4Enteroparasitosis in food handlers in the city of Ribeirão Preto - SP, Brazil, 2000Deterministic record linkage in Aids mortality databases author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

ARAUJO, José Raimundo de; FERREIRA, Efigênia Ferreira e  and  ABREU, Mauro Henrique Nogueira Guimarães de. Revisão sistemática sobre estudos de espacialização da dengue no Brasil. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2008, vol.11, n.4, pp. 696-708. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2008000400016.

O presente estudo objetivou realizar uma revisão sistemática sobre estudos de geoprocessamento do vetor da dengue e da doença no Brasil. A busca dos trabalhos foi realizada nas bases de dados Pubmed, Bireme e Scielo. A seleção foi realizada por critérios de inclusão, sendo estes: artigos originais sobre dengue e emprego de técnicas de geoprocessamento, publicados em inglês ou português de 1998 a 2007; trabalhos de finalização de curso; e trabalhos apresentados em congresso. Trabalhos que avaliaram essa doença em outros países foram excluídos. As palavras-chaves utilizadas na identificação dos artigos foram: "distribuição espacial e dengue", "dengue e geoprocessamento", "análise espacial e dengue", "Sistema de Informações Geográficas e dengue" e suas traduções para língua inglesa. Na base de busca do Scielo foram encontrados 15 artigos, dos quais selecionou-se 8; na Pubmed 11 trabalhos foram identificados, dos quais utilizou-se 3; e na Bireme, 20 trabalhos, dos quais selecionou-se 2. A revisão realizada permitiu analisar 7 estudos de espacialização dos casos de dengue, 5 trabalhos com vetores da dengue e um estudo que avaliou os casos e os vetores, simultaneamente. Foi freqüente a não-utilização de técnicas de geoprocessamento. Aspectos sociais foram freqüentemente associados à distribuição espacial da dengue. Desta forma, concluiu-se que os estudos de espacialização da dengue no Brasil, especialmente aqueles que avaliam os seus vetores, subutilizam as ferramentas do geoprocessamento. Os aspectos socioeconômicos são importantes para o entendimento da distribuição espacial da dengue.

Keywords : Dengue; Revisão sistemática; Epidemiologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese