SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Test-retest reliability of the Work Ability Index (WAI) in metallurgy workers from Southern BrazilAssociation between anthropometric markers of body adiposity and hypertension in an adult population of Cuiabá, Mato Grosso author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

CUNHA, Jane Bittencourt; BLANK, Vera Lúcia G.  and  BOING, Antonio Fernando. Tendência temporal de afastamento do trabalho em servidores públicos (1995-2005). Rev. bras. epidemiol. [online]. 2009, vol.12, n.2, pp. 226-236. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2009000200012.

OBJETIVO: Analisar a tendência temporal das taxas de afastamento do trabalho por problemas de saúde de servidores públicos estaduais, das Secretarias de Estado da Saúde e da Administração do Estado de Santa Catarina, no período de 1995 a 2005. MÉTODOS: Estudo ecológico exploratório de séries temporais com utilização de dados secundários. Foram calculadas as taxas de afastamento segundo secretaria, sexo e grupos de patologias. Utilizou-se o procedimento de Prais-Winsten para a análise de tendência. RESULTADOS: Foram analisados 40.370 afastamentos. A tendência das taxas de afastamento foi de decréscimo para ambas as secretarias, considerando ambos os gêneros. Para o gênero feminino da SEA, a tendência foi de estabilidade. As taxas foram mais elevadas na SES. O número médio de dias de afastamento aumentou no decorrer do período analisado. Segundo os grupos de patologias (CID 10), as maiores taxas foram encontradas nos capítulos V, XIII, XXI, XIX e IX. CONCLUSÕES: A tendência de decréscimo das taxas de afastamento e o respectivo aumento da média de dias de afastamento refletem mudanças no perfil de morbidade dos servidores públicos, com o predomínio de transtornos mentais e doenças do sistema osteomuscular, que exigem maior tempo de recuperação para o retorno ao trabalho. O estudo sugere a investigação de fatores associados ao adoecimento que fundamentem as políticas de saúde do servidor.

Keywords : Setor Público; Saúde do Trabalhador; Trabalhadores; Perfil de saúde; Absenteísmo; Licença Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese