SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3User satisfaction in the Brazilian health system: associated factors and regional differencesColor/race inequalities in oral health among Brazilian adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

NOGUEIRA, Maria José; SILVA, Bráulio Figueiredo Alves da; BARCELOS, Samuel Moizés  and  SCHALL, Virgínia Torres. Análise da distribuição espacial da gravidez adolescente no Município de Belo Horizonte - MG. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2009, vol.12, n.3, pp.297-312. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2009000300002.

O georreferenciamento dos eventos de saúde ganha relevância na análise e avaliação de riscos à saúde coletiva, na medida em que incorpora variáveis relacionadas com o meio ambiente e com o perfil socioeconômico da população. Partindo da premissa de que a maternidade precoce não acontece de forma aleatória no interior da sociedade, buscou-se identificar a dependência espacial da gravidez na adolescência com aspectos socioeconômicos e de vulnerabilidade social. Assumindo a existência de uma dependência espacial entre esses fatores, foram utilizadas ferramentas do Exploratory Spatial Data Analysis, isto é, técnicas para descrever e visualizar distribuições espaciais, identificar situações atípicas, descobrir padrões de associação espacial, agrupamento de valores semelhantes (clusters) e sugerir regimes espaciais ou outras formas de heterogeneidade espacial. Destaca-se a correlação, estatisticamente significativa, entre vulnerabilidade social e taxa de nascidos vivos para mulheres com idade entre 12 e 19 anos e entre 20 e 29 anos. Constatou-se a presença de conglomerados com altas proporções de mães adolescentes em associação com as piores condições socioeconômicas e uma menor proporção de mães adolescentes em setores de melhores condições. Tal estudo poderá subsidiar a organização e o planejamento das ações e estratégias na área da saúde sexual e reprodutiva para o público jovem e adolescente, sobretudo em regiões de elevada vulnerabilidade econômica e social.

Keywords : Gravidez na Adolescência; Estudo Ecológico; Políticas Públicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )