SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3User satisfaction in the Brazilian health system: associated factors and regional differencesColor/race inequalities in oral health among Brazilian adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

NOGUEIRA, Maria José; SILVA, Bráulio Figueiredo Alves da; BARCELOS, Samuel Moizés  and  SCHALL, Virgínia Torres. Análise da distribuição espacial da gravidez adolescente no Município de Belo Horizonte - MG. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2009, vol.12, n.3, pp. 297-312. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2009000300002.

O georreferenciamento dos eventos de saúde ganha relevância na análise e avaliação de riscos à saúde coletiva, na medida em que incorpora variáveis relacionadas com o meio ambiente e com o perfil socioeconômico da população. Partindo da premissa de que a maternidade precoce não acontece de forma aleatória no interior da sociedade, buscou-se identificar a dependência espacial da gravidez na adolescência com aspectos socioeconômicos e de vulnerabilidade social. Assumindo a existência de uma dependência espacial entre esses fatores, foram utilizadas ferramentas do Exploratory Spatial Data Analysis, isto é, técnicas para descrever e visualizar distribuições espaciais, identificar situações atípicas, descobrir padrões de associação espacial, agrupamento de valores semelhantes (clusters) e sugerir regimes espaciais ou outras formas de heterogeneidade espacial. Destaca-se a correlação, estatisticamente significativa, entre vulnerabilidade social e taxa de nascidos vivos para mulheres com idade entre 12 e 19 anos e entre 20 e 29 anos. Constatou-se a presença de conglomerados com altas proporções de mães adolescentes em associação com as piores condições socioeconômicas e uma menor proporção de mães adolescentes em setores de melhores condições. Tal estudo poderá subsidiar a organização e o planejamento das ações e estratégias na área da saúde sexual e reprodutiva para o público jovem e adolescente, sobretudo em regiões de elevada vulnerabilidade econômica e social.

Keywords : Gravidez na Adolescência; Estudo Ecológico; Políticas Públicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese