SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Women and traffic accidents: characterization of occurrences in Maringá, ParanáSocioeconomic, demographic, environmental and behavioral factors associated with overweight in adolescents: a systematic literature review author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

CHIARA, Vera Lucia et al. Correlação e concordância entre indicadores de obesidade central e índice de massa corporal em adolescentes. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2009, vol.12, n.3, pp. 368-377. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2009000300007.

OBJETIVO: Analisar o desempenho de indicadores de obesidade central por correlação e concordância com índice de massa corporal para avaliação nutricional em adolescentes segundo sexo e idade. MÉTODOS: Estudo seccional do tipo censo incluindo 635 adolescentes, de 10 a 19 anos (342 do sexo masculino e 293 do feminino), realizado em escola pública da cidade do Rio de Janeiro. Variáveis do estudo: índice de massa corporal (IMC), circunferências de cintura e abdômen, razões cintura-quadril e cintura/altura, estado nutricional, sexo e idade. Desenvolveram-se análise univariada e bivariada controlada por estratificação. RESULTADOS: As circunferências de cintura e abdômen correlacionaram-se positiva e significativamente (p < 0,05) com o IMC em ambos os sexos, faixa etária e estado nutricional, enquanto a correlação de razão cintura/altura foi influenciada por sexo e estado nutricional. Para razão cintura/quadril, a variação do sentido da correlação foi influenciada ainda por idade. As circunferências de cintura e abdômen foram dependentes da variação dos valores de IMC em todos os grupos com elevados R2 (0,66 a 0,80) e ² positivo, o que não ocorreu para razões cintura/quadril e cintura/altura. Somente a circunferência de cintura apresentou agregamento moderado com o IMC (Índice Kappa de 0,41 a 0,57) em todos os estratos, enquanto nos demais indicadores o agregamento variou de relativo a moderado. CONCLUSÕES: Dentre os indicadores de obesidade central analisados, as circunferências de cintura e abdômen apresentaram os melhores desempenhos, destacando-se a circunferência de cintura como mais apropriada para uso complementar ao IMC na avaliação nutricional de adolescentes.

Keywords : Adolescentes; Avaliação nutricional; Obesidade; Obesidade central; Indicadores nutricionais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese