SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Correlation and agreement between central obesity indicators and body mass index in adolescentsTraining 7-10 year-old students to complete a food diary author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

CARDOSO, Letícia de Oliveira; ENGSTROM, Elyne Montenegro; LEITE, Iuri da Costa  and  CASTRO, Inês Rugani Ribeiro de. Fatores socioeconômicos, demográficos, ambientais e comportamentais associados ao excesso de peso em adolescentes: uma revisão sistemática da literatura. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2009, vol.12, n.3, pp. 378-403. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2009000300008.

OBJETIVO: Identificar fatores socioeconômicos, ambientais e comportamentais associados ao excesso de peso (EP) em adolescentes por meio de uma revisão sistemática da literatura. MÉTODOS: Foram consultadas seis bases de dados (Lilacs, Adolec, SciELO, Medline via Pubmed, ISI Web of Knowlwdge e Cochrane Library) entre os dias 3 e 13 de janeiro de 2008. Os descritores e respectivos termos MeSH utilizados foram: "sobrepeso", "obesidade", "adolescência", "adolescentes", "fatores de risco", "fatores associados". Foram avaliados artigos em inglês, espanhol e português publicados entre 1997 e 2007, e incluídos estudos observacionais que estudaram adolescentes com idades entre 10 e 19 anos, cujo desfecho era o EP diagnosticado por critérios internacionalmente utilizados. Foram excluídos estudos com base em amostras de conveniência ou que não investigavam fatores sociais, ambientais e psicocomportamentais entre as variáveis independentes. RESULTADOS: Da leitura dos títulos e resumos, e da aplicação inicial dos critérios de elegibilidade, resultaram 202 artigos. A revisão das publicações completas permitiu a inclusão e análise de 56 artigos. Observou-se que o nível socioeconômico associou-se inversamente com o EP em países desenvolvidos e de forma direta em países em desenvolvimento. Dieta para emagrecer, número de horas alocadas em TV/vídeo por dia, mãe e/ou pais obesos e ocorrência de EP na infância associaram-se diretamente com o EP. Foram identificados como fatores protetores o hábito de consumir desjejum e a prática de atividade física. CONCLUSÃO: Variáveis socioeconômicas, comportamentais, familiares e do início da vida associaram-se com EP e estas devem ser consideradas nas intervenções dirigidas para este agravo entre adolescentes.

Keywords : Sobrepeso; Obesidade; Fatores de risco; Adolescente.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese