SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Food insecurity and nutritional status of children of São João do Tigre, semi-arid area of Northeast BrazilFactors associated with fruit and vegetable intake in Japanese-Brazilians author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

RICARDO, Gabriela Dalsasso; CALDEIRA, Gilberto Veras  and  CORSO, Arlete Catarina Tittoni. Prevalência de sobrepeso e obesidade e indicadores de adiposidade central em escolares de Santa Catarina, Brasil. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2009, vol.12, n.3, pp. 424-435. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2009000300011.

OBJETIVO: Estimar a prevalência de sobrepeso e obesidade entre escolares e sua associação com região, sexo, faixa etária e rede de ensino, e a correlação entre os índices antropométricos. MÉTODO: Estudo transversal com 4.964 escolares entre 6 a 10 anos de idade matriculados em 345 escolas do ensino fundamental do Estado de Santa Catarina. Foi utilizado o índice de massa corporal para diagnosticar sobrepeso e obesidade. Como indicadores de distribuição de gordura foram utilizadas circunferência de cintura, relação cintura-quadril, relação cintura-altura, dobras cutâneas triciptal e subescapular e razão subescapular-triciptal. Foram estimadas as razões de chance com IC 95% e calculada correlação de Pearson para avaliar a relação entre índice de massa corporal e índices antropométricos. RESULTADO: Do total dos escolares, 52,2% eram do sexo feminino. A prevalência de sobrepeso foi de 15,4% e de obesidade 6,0%. Não foi encontrada associação entre sobrepeso ou obesidade com regiões, sexo e faixa etária, somente entre sobrepeso e rede particular. Os escolares da rede particular apresentaram 1,46 (1,22-1,74) vezes mais chance de desenvolverem sobrepeso. Foi encontrada correlação forte entre o índice de massa corporal e a circunferência de cintura (r = 0,90). CONCLUSÃO: Os escolares da rede particular estão mais expostos ao sobrepeso e à obesidade, sugerindo que a condição socioeconômica dos escolares possa ser a explicação. A circunferência de cintura, além de indicador de adiposidade central, poderá ser utilizada como indicador de adiposidade total.

Keywords : Sobrepeso; Obesidade; Escolares; Índices antropométricos.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese