SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Metabolic and anthropometric profile of Suyá: Xingu Indigenous Park, Central BrazilUnderstanding of pediatric antimicrobial prescriptions at health units in a Southern Brazil city author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

MONDINI, Lenise; RODRIGUES, Douglas A.; GIMENO, Suely G.A.  and  BARUZZI, Roberto G.. Estado nutricional e níveis de hemoglobina em crianças Aruak e Karibe: povos indígenas do Alto Xingu, Brasil Central, 2001-2002. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2009, vol.12, n.3, pp. 469-477. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2009000300015.

OBJETIVO: Avaliar o estado nutricional de crianças dos povos indígenas de famílias lingüísticas Aruak e Karibe do Alto Xingu, no Brasil Central, e verificar a associação entre os níveis de hemoglobina das crianças segundo sexo, idade e estado nutricional. Foram estudadas, no total, 470 crianças menores de dez anos de idade em 2001/2002. MÉTODOS: Para as crianças menores de cinco anos de idade, o diagnóstico de desnutrição foi realizado com base nos índices altura/idade e peso/altura, adotando-se como ponto de corte dois desvios-padrão aquém da média esperada para idade e sexo da referência - WHO, 2006. O diagnóstico de excesso de peso foi definido de acordo com o índice peso/altura acima de dois desvios-padrão da média esperada da mesma referência; as crianças com idade entre cinco e dez anos foram classificadas com baixo peso, sobrepeso ou obesidade de acordo com valores do índice de massa corporal, segundo sexo e idade, propostos por Cole e cols. O diagnóstico de anemia foi determinado a partir de concentrações de hemoglobina inferiores a 11,0 g/dL e inferiores a 11,5 g/dL para as crianças com idade entre 6 e 59 meses e entre 60 e 120 meses, respectivamente. RESULTADOS/CONCLUSÃO: Verificou-se entre as crianças indígenas elevada prevalência de déficit de estatura; a condição de baixo peso praticamente inexiste e o excesso de peso é expressivo entre as crianças mais novas e as de maior idade. A magnitude da anemia alcança cerca de 70% e a idade parece ser o principal fator associado às baixas concentrações de hemoglobina.

Keywords : Crianças; Índios; Estado nutricional; Hemoglobina; Anemia; Alto Xingu; Brasil Central.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese