SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Nutritional status and hemoglobin values of Aruak and Karibe Indian children: Upper Xingu, Central Brazil, 2001-2002Influence of socioeconomic, clinical and demographic variables on caries experience of preschool children in Piracicaba, SP author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

MENEZES, Ana Paula Simões; DOMINGUES, Marlos Rodrigues  and  BAISCH, Ana Luiza M.. Compreensão das prescrições pediátricas de antimicrobianos em Unidades de Saúde em um município do sul do Brasil. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2009, vol.12, n.3, pp.478-489. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2009000300016.

O objetivo do estudo foi avaliar a compreensão da prescrição de antimicrobianos por acompanhantes de crianças após consulta pediátrica, descrevendo seu perfil de prescrição em Unidades de Saúde, em um município do sul do Brasil. Trata-se de um delineamento transversal, no qual a população-alvo foram acompanhantes das crianças que tiveram prescrição de antimicrobianos (n = 209) entre maio e julho de 2007. Foi gerado um escore de compreensão (4-12 pontos) embasado em afirmativas corretas, incorretas ou ignoradas, relativas às informações da prescrição. A compreensão foi considerada adequada quando o valor do escore foi menor do que 6,5 pontos. Verificou-se que a escolaridade (p = 0,05), renda (p = 0,03), cor da pele (p = 0,007) do acompanhante e o tempo de consulta (p = 0,05) estiveram diretamente associados com a melhor compreensão da prescrição. A compreensão adequada representou 58,9% das prescrições. Os antimicrobianos mais prescritos foram a amoxicilina e a associação de sulfametoxazol/trimetoprima. Os resultados do estudo apontam a necessidade da padronização da informação escrita por prescritores e implantação de medidas educativas aos acompanhantes das crianças, tais como o fornecimento de orientações verbais e escritas quanto ao correto uso dos antimicrobianos. Assim, assegura-se uma melhor compreensão da prescrição, o que favorece o sucesso do tratamento, evitando também o fenômeno de resistência microbiana.

Keywords : Compreensão; Prescrição pediátrica; Antimicrobianos.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )