SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Nutritional status and hemoglobin values of Aruak and Karibe Indian children: Upper Xingu, Central Brazil, 2001-2002Influence of socioeconomic, clinical and demographic variables on caries experience of preschool children in Piracicaba, SP author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

MENEZES, Ana Paula Simões; DOMINGUES, Marlos Rodrigues  and  BAISCH, Ana Luiza M.. Compreensão das prescrições pediátricas de antimicrobianos em Unidades de Saúde em um município do sul do Brasil. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2009, vol.12, n.3, pp. 478-489. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2009000300016.

O objetivo do estudo foi avaliar a compreensão da prescrição de antimicrobianos por acompanhantes de crianças após consulta pediátrica, descrevendo seu perfil de prescrição em Unidades de Saúde, em um município do sul do Brasil. Trata-se de um delineamento transversal, no qual a população-alvo foram acompanhantes das crianças que tiveram prescrição de antimicrobianos (n = 209) entre maio e julho de 2007. Foi gerado um escore de compreensão (4-12 pontos) embasado em afirmativas corretas, incorretas ou ignoradas, relativas às informações da prescrição. A compreensão foi considerada adequada quando o valor do escore foi menor do que 6,5 pontos. Verificou-se que a escolaridade (p = 0,05), renda (p = 0,03), cor da pele (p = 0,007) do acompanhante e o tempo de consulta (p = 0,05) estiveram diretamente associados com a melhor compreensão da prescrição. A compreensão adequada representou 58,9% das prescrições. Os antimicrobianos mais prescritos foram a amoxicilina e a associação de sulfametoxazol/trimetoprima. Os resultados do estudo apontam a necessidade da padronização da informação escrita por prescritores e implantação de medidas educativas aos acompanhantes das crianças, tais como o fornecimento de orientações verbais e escritas quanto ao correto uso dos antimicrobianos. Assim, assegura-se uma melhor compreensão da prescrição, o que favorece o sucesso do tratamento, evitando também o fenômeno de resistência microbiana.

Keywords : Compreensão; Prescrição pediátrica; Antimicrobianos.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese