SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue4Risk factors associated with death in patients who initiate treatment for tuberculosis after two different follow-up periodsImmunization status and relation with quality of life, functionality and motivation for self-care in the elderly author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

ANJOS, Karina Siqueira dos et al. Caracterização epidemiológica dos casos de varicela em pacientes internados em um hospital universitário da cidade do Recife. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2009, vol.12, n.4, pp. 523-532. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2009000400002.

A varicela é uma doença cosmopolita, com contagiosidade extremamente acentuada, causada pelo vírus Varicela - Zoster. Embora considerada uma doença benigna da infância, atualmente tem-se demonstrado uma crescente incidência de complicações severas com um alto potencial de morbi-mortalidade em crianças e adultos previamente saudáveis. O trabalho tem como objetivo caracterizar o perfil epidemiológico dos casos de varicela em pacientes internados em um hospital universitário da cidade do Recife. Trata-se de um estudo do tipo descritivo-exploratório com abordagem quantitativa, realizado no período de janeiro de 2004 a janeiro de 2005 em pacientes internados por varicela no Hospital Universitário Oswaldo Cruz da cidade do Recife. Observou-se que, do total de 255 pacientes internados por varicela, 53% eram do sexo masculino; 77,3% dos casos apresentaram como complicação predominante as infecções bacterianas secundárias da pele, sendo a celulite a mais freqüente, em 48,1% dos casos; verificou-se que 2% evoluíram a óbito; constatou-se na análise dos custos e benefícios que ocorreria uma economia de R$ 61.710,00 se a população em estudo fosse vacinada. A pesquisa apresenta dados que fundamentam a importância da redução no número de casos da doença, tendo em vista que existe a possibilidade de uma evolução não satisfatória e, inclusive, evolução ao óbito. Nesse sentido, esses achados poderão nortear os gestores de saúde na adoção de condutas preventivas e no planejamento das ações de saúde.

Keywords : Caracterização epidemiológica; Varicela; Complicações.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese