SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue4Immunization status and relation with quality of life, functionality and motivation for self-care in the elderlyClinical and epidemiological characteristics of visceral leishmaniasis in children hospitalized at a reference university hospital in the north of Minas Gerais, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

MENDONCA, Fernanda A. S. et al. Esquizofrenia e correlação da sazonalidade com período de nascimento numa região tropical. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2009, vol.12, n.4, pp. 541-548. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2009000400004.

OBJETIVO: Investigar estatisticamente a relação da sazonalidade com o período de nascimento, em 461 pacientes que apresentam esquizofrenia internados em três instituições de psiquiatria nas cidades de Araras, Itapira e Espírito Santo do Pinhal, localizadas no interior do Estado de São Paulo, região sudeste do Brasil. MÉTODO: Os dados coletados constam de datas e locais de nascimento dos referidos indivíduos, através dos quais se obteve os períodos estacionais dos nascimentos. Esses dados foram analisados através do teste Qui-quadrado. Também foram obtidos os dados de temperatura e precipitação pluvial nos anos de 1952 a 1986, correspondente aos anos de nascimento dos pacientes estudados. RESULTADOS: Estes mostraram uma maior prevalência de nascimentos nos meses de inverno (p = 0,0044) caracterizado nessa região por queda na temperatura e na precipitação pluviométrica. CONCLUSÃO: Os achados indicam uma possível influência da sazonalidade na patogênese de esquizofrenia e sugerem que o período de inverno nesta região poderia, juntamente com outros fatores, contribuir para o desenvolvimento tardio da esquizofrenia.

Keywords : Brasil; Esquizofrenia; Sazonalidade; Estação do nascimento; Região subtropical.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English