SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue4Hepatitis A: seroprevalence and associated factors among schoolchildren of São Luís (MA), Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

DUARTE, Paulo Schiavom; RAMOS, Daniel Garkauskas  and  PEREIRA, Júlio Cesar Rodrigues. Padrão de incorporação de fármacos antiretrovirais pelo sistema público de saúde no Brasil. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2011, vol.14, n.4, pp. 541-547. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2011000400001.

OBJETIVO: avaliar o padrão de incorporação de fármacos antiretrovirais pelo Sistema Público de Saúde no Brasil (SUS). MÉTODOS: baseando-se em trabalhos prévios publicados na literatura médica foram propostos três indicadores a serem utilizados na análise da incorporação de fármacos: intervalo conhecimento-incorporação, massa crítica de conhecimento e intervalo validação-incorporação. Utilizando-se as bases de dados do Departamento de Informática do SUS (Datasus) e do Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (SICLOM) foram selecionados dois grupos de tecnologias farmacológicas (medicações antiretrovirais e medicações de dispensação em caráter excepcional). RESULTADOS: os medicamentos antiretrovirais analisados foram incorporados de maneira mais precoce que os medicamentos de dispensação em caráter excepcional, tanto no que se refere ao intervalo "conhecimento-incorporação" quanto ao intervalo "validação-incorporação", e apresentam uma menor "massa crítica de conhecimento" para a incorporação. CONCLUSÃO: Os medicamentos antiretrovirais têm sido incorporados de maneira mais rápida, e após a publicação de um menor número de artigos científicos, quando em comparação aos medicamentos de dispensação em caráter excepcional.

Keywords : Antiretrovirais; Tecnologia; Medicamentos excepcionais; Incorporação tecnológica; Indicadores; Fármacos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese