SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue4Hepatitis A: seroprevalence and associated factors among schoolchildren of São Luís (MA), BrazilInvestigation in field pharmacoepidemiology: a proposal for the actions of pharmacovigilance in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

VIEIRA, Elisabeth Meloni  and  SOUZA, Luiz de. A satisfação com o serviço de esterilização cirúrgica entre os usuários do sistema único de saúde em um município paulista. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2011, vol.14, n.4, pp. 556-564. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2011000400003.

OBJETIVO: Avaliar a satisfação dos usuários com a esterilização cirúrgica realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e detectar fatores que possam influenciar a escolha entre laqueadura e vasectomia. MÉTODOS: Foram entrevistados 235 mulheres e 78 homens esterilizados em um período de cinco anos. As variáveis estudadas incluíram as características sociodemográficas, os motivos para esterilizar-se, a facilidade para a obtenção do procedimento, o aconselhamento, a assistência hospitalar e a satisfação com a esterilização. RESULTADOS: A maioria dos entrevistados era casada ou coabitava com um companheiro(a) e tinha em média 3,4 filhos vivos. Frequentaram a escola por 6,7 anos em média e declararam renda familiar per capita média de R$ 212,81 mensais, pertenciam à categoria social C, eram brancos e católicos. Consideraram fácil obter a cirurgia e adequado o tempo de espera, ficaram satisfeitos com o aconselhamento e com a esterilização. No entanto, cerca de um quarto ainda pensava, equivocadamente, ser a esterilização de fácil reversão. Estudando-se os casais, observaram-se diferenças importantes na escolha de vasectomia e laqueadura. CONCLUSÕES: Os resultados apontam para a necessidade de melhoria na informação fornecida aos candidatos ao procedimento que, embora estejam satisfeitos no momento, poderão não estar no futuro. A avaliação realizada na perspectiva do usuário deve levar em consideração não apenas a sua opinião, mas também seus interesses.

Keywords : Esterilização reprodutiva; Anticoncepção; Planejamento familiar; Avaliação; SUS; Satisfação do usuário.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese