SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue4The satisfaction with surgical sterilization provision among the users of the unified health system in a city of São Paulo stateAdult mortality from leukemia, brain cancer, amyotrophic lateral sclerosis and magnetic fields from power lines: a case-control study in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

MOTA, Daniel Marques. Investigação em farmacoepidemiologia de campo: uma proposta para as ações de farmacovigilância no Brasil. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2011, vol.14, n.4, pp. 565-579. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2011000400004.

O presente artigo tem como objetivos propor e descrever a investigação em farmacoepidemiologia de campo como função primordial de farmacovigilância a ser conduzida pelas vigilâncias sanitárias municipais, estaduais e/ou federal frente à notificação, comunicação e ou rumores nos meios de comunicação social de casos de eventos adversos relacionados com medicamentos. Inicialmente fazemos uma contextualização da farmacovigilância, incluindo definição, eventos de interesse e principais funções. Na sequência, descrevemos a investigação em farmacoepidemiologia de campo orientada para a execução dos doze passos da investigação. Logo a seguir, apresentamos uma caracterização geral de investigações em farmacoepidemiologia de campo realizadas no Brasil. Finalmente, argumentamos que a investigação em farmacoepidemiologia de campo constitui importante instrumento para o aperfeiçoamento das ações de farmacovigilância visando a melhoria da segurança de pacientes no país.

Keywords : Epidemiologia dos Serviços de Saúde; Farmacoepidemiologia; Vigilância de Produtos Comercializados; Vigilância Sanitária; Surto; Toxicidade de drogas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese