SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue4Ambulatory care utilization in the past 15 years: Comparison between two population-based studiesScheduling delay in suspected cases of oral cancer author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

FEIJO, Fernanda de Matos et al. Associação entre a qualidade de vida das mães e o estado nutricional de seus filhos. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2011, vol.14, n.4, pp. 633-641. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2011000400010.

OBJETIVO: Verificar associações entre a qualidade de vida das mães e o estado nutricional de seus filhos. MÉTODOS: Foi realizado um estudo caso-controle com mães de crianças com idade entre zero e cinco anos, moradoras da área de abrangência de uma unidade básica de saúde, no município de Porto Alegre. O cálculo de tamanho amostral foi estimado em 152 mães, sendo 76 mães com filhos em risco nutricional/desnutrição (casos) e 76 mães com filhos eutróficos (controles). Foram coletadas informações referentes à qualidade de vida das mães, medida através do instrumento da Organização Mundial da Saúde, e analisada a associação entre a qualidade de vida materna e o estado nutricional de seus filhos. RESULTADOS: Em relação ao domínio psíquico, para cada criança eutrófica cuja mãe tem baixa qualidade de vida existe uma chance de 5,4 crianças em risco nutricional/desnutrição com mães em igual condição. No domínio ambiental, para cada criança eutrófica cuja mãe tem baixa qualidade de vida existe uma chance de 2,9 crianças em risco nutricional/desnutrição com mães em igual condição. Em relação ao nível educacional, para cada criança eutrófica cuja mãe tem baixa qualidade de vida existe uma chance de 4,2 crianças em risco nutricional/desnutrição com mães em igual condição. CONCLUSÕES: A baixa qualidade de vida materna mostrou-se associada ao risco nutricional/desnutrição infantil e pode ser um fator de risco para o estado nutricional dos filhos.

Keywords : Transtornos da nutrição infantil; Vigilância nutricional; Fatores de risco; Desnutrição; Qualidade de vida; Estado nutricional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese